Seja bem-vindo ao Blog
Este blog nasce como um apoio para todas as pessoas que querem aprender mais sobre a Igreja Católica. Quando voltei para a Igreja Católica, surgiram em minha mente e em meu coração muitas dúvidas sobre a Igreja. Como membro de uma religião que já estava acostumado a pesquisar sobre a fé, comecei a minha jornada de pesquisas sobre a Igreja Católica e me deparei com muitas dificuldades que talvez sejam as mesmas que você enfrenta.
Primeiro, tentei buscar por sites de Igreja Católica. Percebi que não existe um padrão entre as Paróquias e nem mesmo entre as Dioceses e Arquidioceses a respeito de produzir ou não conteúdos para sites. Há sites de algumas Conferências Episcopais, algumas Paróquia e Dioceses (ou Arquidioceses) também mantém sites. O Vaticano também mantém um site. Mas, raramente os sites contém conteúdos de estudos. Confesso que isso foi bastante frustrantes para mim, pois, como vivemos em uma era digital, ter um site talvez fosse uma das primeiras coisas a se pensar.
Estendi a minha pesquisa procurando por perfis oficiais da Igreja Católica e encontrei alguns. Percebi que a Igreja tem mais facilidade em criar conteúdos para as redes sociais. Confesso que isso me deixou um pouco mais feliz, pois percebi que a Igreja tem desejo de alcançar as pessoas nos canais onde elas estão. Porém, um mal das redes sociais é a superficialidade. Até encontrei alguns perfis que geram conteúdos um pouco mais profundos, mas curtos, o que prejudica um estudo mais qualificado de muitos assuntos. Nem tudo pode ser tratado em vídeos de 3 minutos.
Busquei por livros. Percebi que não há um esforço católico forte em criar e distribuir publicações católicas gratuitamente. Há alguns leigos que se esforçam em produzir conteúdos densos, entretanto, boa parte deles cobram valores significativamente altos para acessar plataformas, cursos, ebooks, etc. Achei Padres que cobravam assinaturas anuais de R$ 997,00. Claro que entendo, como profissional de Marketing, que manter determinadas estruturas requerem dispendiosos recursos tecnológicos, mas a frustração que me toma conta é ver que não existe esforços consistentes, organizados pela Igreja, para distribuir gratuitamente conteúdos relevantes sobre a fé Católica. Talvez, esse seja um dos motivos dos evangélicos conseguirem mais espaço nos últimos anos aqui no Brasil. Eles consegue distribuir materiais gratuitos, em alguns casos até com cursos bíblicos gratuitos online, com livros e revistas para download, além de materiais em vídeo, áudio e aplicativos, todos disponíveis gratuitamente.
Em vista de tudo isso, passei a querer montar um ecossistema de conteúdos gratuitos. Já contamos um um Perfil de Instagram e uma Página de Facebook. Agora, este blog, e futuramente quero expandir a criação de conteúdos.
Rezo para que esse projeto cresça e conquiste pessoas que não querem nada para si, mas querem a Glória de Cristo, através da Evangelização. Em algum momento, precisaremos sim de dinheiro para manter o ecossistema. Porém, espero mantê-lo com doações voluntárias.
Fique atento a tudo o que virá.

Comentários
Postar um comentário